Foto: Reprodução
PF encontra documentos em que Ramagem orienta Bolsonaro a mentir sobre segurança das urnas
A Polícia Federal encontrou arquivos do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, que mostram orientações sobre como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria mentir sobre a segurança das urnas. Os textos foram obtidos a partir da quebra de sigilos de e-mails de Ramagem, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no contexto da operação sobre a existência de uma “Abin paralela”.
Segundo as investigações, os e-mails incluíam estratégias detalhadas sobre o que Bolsonaro deveria dizer para desacreditar o sistema eleitoral, além de orientações específicas sobre palavras a serem usadas para mentir sobre supostas vulnerabilidades das urnas e argumentos falsos para disseminar informações falsas sobre o sistema de votação. Ramagem foi confrontado com esses documentos durante seu depoimento à PF.
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

