Foto: Arquivo/Agência Brasília

BRB Mobilidade amplia meios de pagamento e moderniza atendimento no transporte público

Desde que assumiu a operação do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal, em novembro de 2019, o BRB já movimentou R$ 3,7 bilhões e implementou diversas melhorias tecnológicas e de diversificação e digitalização dos meios de pagamento, visando transformar a experiência dos usuários do transporte público.

É fundamental apresentarmos opções práticas de pagamento para a população, economizando o tempo de quem utiliza o transporte público e atendendo com eficiência. Trabalhamos para proporcionar uma experiência de mobilidade urbana mais moderna e inclusiva para todos.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

Em 2023, o BRB Mobilidade disponibilizou a recarga do cartão Mobilidade via Pix no aplicativo, movimentando mais de R$ 76 milhões desde então. Com o Pix, os mais de 495 mil usuários do aplicativo podem adquirir créditos de transporte de forma rápida e prática, com a transferência do valor ficando disponível imediatamente para uso.

Desde o início da implantação do Pix em agosto de 2023 até junho de 2024, houve um crescimento de 658% no valor comercializado pelas recargas via Pix. Atualmente, 55% das recargas são feitas por esse meio de pagamento, e dentro do App BRB Mobilidade, o Pix já representa 99% das transações.

Além da recarga via Pix ou boleto, o aplicativo BRB Mobilidade, disponível desde 2019, integra um chatbot à Central de Atendimento, permitindo aos usuários acompanhar saldo e extrato do cartão, esclarecer dúvidas e agilizar demandas.

Outra inovação do BRB Mobilidade é o pagamento via cartão de crédito e débito diretamente nos validadores de todos os ônibus, utilizando as bandeiras Mastercard, Visa e Elo, de qualquer banco emissor, com a tecnologia contactless, além das carteiras digitais por meio de celulares ou acessórios com NFC.

O BRB também ampliou a quantidade de pontos de recarga e emissão de cartões Mobilidade, credenciando empresas de ônibus para uso das novas maquininhas BRBPay e disponibilizando recarga para terceiros via aplicativo BRB Mobilidade.

Para facilitar a rotina dos usuários, foram implementados 25 novos pontos de retirada e recarga de cartões desde junho deste ano, totalizando 151 pontos de atendimento disponíveis no DF.

O BRB Mobilidade continuará promovendo melhorias para os usuários do transporte público, incluindo a futura implantação do bilhete único para ônibus por meio da emissão de um QRCode.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *