Foto: Reprodução
GDF: Ibaneis reforça importância do PPcub em artigo publicado em jornal
Em artigo publicado no jornal O Globo nesta segunda-feira (19), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reafirmou a importância do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub), sancionado há uma semana. Ibaneis destacou que a legislação é essencial para proteger e modernizar a capital, preservando sua essência urbana revolucionária e seu valor como Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco.
Segundo o governador, o Ppcub foi cuidadosamente elaborado para acompanhar a evolução natural de Brasília e adaptar as normas de uso e ocupação do solo, assegurando a continuidade da beleza arquitetônica da cidade. O chefe do Buriti também ressaltou que o plano, discutido por mais de uma década, se estrutura em três eixos principais: preservação das quatro escalas urbanas (residencial, monumental, gregária e bucólica), desenvolvimento local e atualização das normas de uso do solo.
Ibaneis mencionou os 63 vetos aplicados à proposta original, como a proibição de construções específicas nas quadras 700 e 900 das asas Sul e Norte, além de medidas para evitar irregularidades que dificultavam investimentos na área tombada.
Esse tempo acabou. O Distrito Federal agora modernizou a legislação para preservar e proteger toda a área tombada.
Ibaneis Rocha, governador do DF
Da Redação
- Daniel lidera corrida ao governo em Goiás; Gracinha desponta ao Senado - 3 de fevereiro de 2026
- Congresso aprova em 5 horas reajuste e ‘ganho extrateto’ a servidores do Legislativo - 3 de fevereiro de 2026
- CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares - 3 de fevereiro de 2026

