Após acordo entre poderes, Padilha diz que governo já trabalha na implantação de novo sistema de emendas parlamentares
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (21) que o governo está avançando na criação de um novo sistema para a execução de emendas parlamentares. Padilha destacou que uma comissão composta por diversos órgãos já está elaborando propostas para aprimorar o rastreamento das indicações de recursos no Orçamento, com o objetivo de liberar a execução das emendas o mais rápido possível.
As declarações foram feitas em Brasília, um dia após o Executivo, Legislativo e Judiciário chegarem a um consenso sobre a manutenção das emendas parlamentares, estabelecendo novos critérios de transparência. Padilha também informou que parte do plano de trabalho já foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma audiência nesta quarta-feira.
Segundo o ministro, há propostas para a unificação de sistemas e criação de contas específicas para melhorar a rastreabilidade das emendas. O governo pretende discutir o avanço dessas medidas com líderes da Câmara e do Senado na próxima semana, para garantir a rápida execução dos recursos e a continuidade das obras em andamento.
Nós vimos ontem um almoço, que reuniu os Três Poderes, onde se sentou de forma civilizada, no diálogo e que saiu com um produto concreto. (…) Existem condições para que — o mais rápido possível — a gente possa liberar a execução daquilo que já está empenhado.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
Da Redação
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024