Foto: Eurico Eduardo/ Agência CLDF

CLDF: PL de Eduardo Pedrosa busca combater violência no Metrô com capacitação de funcionários

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), em coautoria com presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (MDB), apresentou um Projeto de Lei que visa combater a violência recorrente no Metrô-DF. A proposta tem como objetivo garantir maior segurança para trabalhadores e usuários, vítimas frequentes de racismo, discriminação e outras formas de violência, com foco em grupos vulneráveis como mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e profissionais do transporte.

Pedrosa destaca a importância do treinamento contínuo dos funcionários da Companhia como forma eficaz de enfrentar esse cenário. “Em agosto, dois trabalhadores foram agredidos e humilhados dentro de um vagão por uma mulher que demonstrou preconceito por eles estarem vestindo o uniforme de gari”, relembrou o parlamentar, ressaltando a gravidade do episódio.

A situação reflete os dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, que apontou que 72% dos entrevistados já testemunharam casos de racismo no transporte diário, enquanto 39% relataram terem sido vítimas diretas de discriminação — sendo que uma em cada três pessoas negras já sofreu preconceito em seus deslocamentos. “Entre os trabalhadores negros, 65% já enfrentaram racismo durante o expediente”, acrescentou Pedrosa.

O deputado reforçou a necessidade de combater a violência nos espaços públicos. “É fundamental que a sociedade se mobilize para proteger uns aos outros e não tolere nenhum tipo de agressão. O caso dos garis mostra a urgência de medidas que ampliem a proteção e a solidariedade nesses ambientes”, afirmou.

Embora o episódio recente tenha envolvido trabalhadores homens, Pedrosa lembra que as mulheres são alvos constantes de assédio sexual nos meios de transporte, seja no metrô, ônibus ou em serviços de transporte por aplicativo. “A capacitação dos funcionários é essencial para prevenir e lidar com essas situações, assegurando mais segurança para todos”, concluiu

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *