Eleições 2024: o que pensam os candidatos à Prefeitura de Valparaíso de Goiás sobre o futuro da cidade
Para contribuir com a democracia, auxiliando o eleitor na escolha de seu voto, o portal Lupa Política entrevistou os candidatos à Prefeitura de Valparaíso de Goiás, cidade do entorno do Distrito Federal. Em vez de optar por perguntas sobre temas específicos, o LP resolveu formular apenas uma questão que diz respeito ao último dia de mandato da gestão 2025/2029.
A pergunta feita foi: Como estará Valparaíso no dia 31/12/2028, caso seja eleito(a) prefeito(a)?
Por ordem alfabética:
José Antônio (PL)
Valparaíso estará muito melhor e bem mais cuidada. Eu sou filho dessa cidade e tudo que tenho está aqui. É com esse amor pelo município que vou gerir a cidade. Se eu for eleito prefeito, em 2028 Valparaíso já terá o transporte público tarifa zero, em que a prefeitura irá custear a passagem de ônibus para os mais vulneráveis. Também teremos o Zap da prefeitura para que a população possa marcar consultas, exames e resolver centenas de serviços públicos através do WhatsApp, sem ter que acordar 3h, 4h da manhã para agendar uma consulta. Até 2028 já teremos concluído obras deixadas pela atual gestão, como os viadutos da BR-040 e do Ipanema, a UPA, o Ciei e outras obras. Nenhuma criança estará sem creche ou escola, como acontece hoje em dia. Nós criaremos também mais três UPAs, sendo uma pediátrica, uma para o público geral e outra para os nossos pets. Vamos fazer concurso público para todas as áreas e implantaremos câmeras de alta tecnologia por toda a cidade. Em 2028, o cidadão já não pagará um absurdo de IPTU e o comerciante não será mais humilhado para renovar suas licenças, pois iremos desburocratizar esse processo. Nós vamos dar oportunidades aos jovens através do programa Primeiro Emprego, vamos asfaltar as ruas não pavimentadas e acabar com os buracos que temos na cidade toda. Em 2028, o cidadão estará bem cuidado porque serei um gestor que ama a cidade e que tem respeito e compromisso com o povo.
Lucimar Nascimento (PT)
Com a experiência de quem já foi prefeita, com apoio do governo federal garantindo recursos, transformarei Valparaíso em uma das melhores cidades de Goiás. Infraestrutura, educação, cultura e programas sociais para a população vulnerável serão minhas prioridades. Parceria com os empresários para o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda. Implantar o transporte público municipal e garantir a Tarifa Zero também é uma garantia de nossa futura gestão. Assim, em 31 de dezembro de 2028, Valparaíso de Goiás será transformada na melhor cidade da região.
Marcus Vinícius (MDB)
Se for da vontade de Deus e da população de Valparaíso de Goiás que sejamos eleitos no próximo domingo, em dezembro de 2028, ao fim da nossa gestão, estaremos com uma Valparaíso ainda mais desenvolvida. Mantendo nosso município como referência em qualidade de vida, gestão, educação, desenvolvimento econômico e em segurança. A ideia é que nosso município também seja referência em mobilidade. Não só com a entrega do viaduto da BR-040 (construído com recursos municipais) ou com os novos viadutos que ligam Valparaíso II até o Jardim do Ingá, mas para além disso, iremos seguir com as melhorias no sistema viário com os investimentos para ligar Cidade Ocidental até o Parque Esplanada I. Assim, o morador vai conseguir percorrer toda extensão de Valparaíso sem precisar utilizar a BR. Ainda na área de mobilidade, teremos um município que terá um transporte público que ofertará aos moradores agilidade, qualidade e dignidade ligando todos os bairros de Valparaíso. Ampliaremos a pavimentação asfáltica, a captação de esgoto com a implantação de mais de 17 mil pontos de esgoto apenas no Bairro Anhanguera. Também iremos fazer importantes obras de drenagem para solucionar o problema dos alagamentos que afetam os moradores. Ao fim de nossa gestão, além da ampliação da pavimentação do asfalto, drenagem, captação de esgoto, e desenvolvimento econômico, fortaleceremos nossa relação com o Governo Estadual para realizar o sonho da primeira Policlínica da região que ofertará atendimento especializado aos moradores com todas as especialidades. Ao fim de nossa gestão, a população terá ainda mais orgulho em dizer que é moradora de Valparaíso de Goiás. Acabaremos de vez com a história da “terra do nem”, nem DF e nem Goiás. Teremos orgulho de dizer que somos goianos, que temos um transporte de qualidade, uma saúde e educação que é referência, uma economia cada vez mais desenvolvida. E você pode ter certeza. Valparaíso será um município que será destaque em eficiência e gestão pública no Estado de Goiás.
Maria Yvelônia (SD)
No último dia do nosso governo, a população de Valparaíso terá experimentado uma gestão inovadora, diferente de todas as demais administrações que tenham passado pelo município. Um governo social, que olhou para os que mais precisam, não deixando nenhum morador passar fome. Ao mesmo tempo, que criou incentivos para o comércio local, gerando emprego e renda. Uma gestão que não roubou nem deixou roubar, que respeitou o dinheiro do contribuinte e investiu em obras estruturantes como a rodoviária municipal, facilitando o transporte entre bairros. A violência diminuiu com a criação da Secretaria de Segurança Pública, que mapeou as áreas mais perigosas da cidade e fez uso da força policial, aumentando o número de câmeras instaladas em pontos estratégicos. As mães agora ganham seus bebês na maternidade construída, sem a necessidade de ir ao DF. Somos referência no cuidado aos autistas e idosos. As filas gigantescas dos postos de saúde foram diminuídas com o preenchimento de vagas por meio de concurso público que realizamos, onde implantamos o plano de carreira do servidor. As mulheres entraram na pauta principal do governo com a Secretaria da Mulher, que contribuiu para a inserção feminina ao mercado de trabalho e ao combate ao feminicídio, em parceria com a Segurança. Esse sonho vai se tornar realidade se no dia 6 a população acreditar na renovação que estamos propondo para o município.
A Redação tentou entrar em contato com o candidato Wesley Pacheco (Novo), mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto.
Da Redação
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024