Celina se reúne com Barroso e Morais para discutir segurança no STF
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), se reuniu nesta quinta-feira (14) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes para discutir a segurança da Praça dos Três Poderes após um atentado ocorrido no local. Na última quarta-feira (13), Francisco Wanderley lançou explosivos na área externa do STF, resultando na sua morte. O encontro, realizado no Salão Branco do Supremo, teve como pauta central as estratégias de proteção da Corte e o fortalecimento da colaboração entre as diferentes forças de segurança.
Durante a reunião, Barroso e Moraes detalharam a atuação das forças envolvidas na segurança do local, incluindo a Polícia Judicial, responsável pela proteção dos tribunais, a Polícia Federal e a Polícia Militar, que coopera ativamente em operações de segurança pública na área. Celina Leão reafirmou o compromisso das forças de segurança do Distrito Federal em auxiliar o Supremo na prevenção de novos incidentes.
A Praça dos Três Poderes é uma área sob a jurisdição do Governo do Distrito Federal, tanto em infraestrutura quanto em segurança. No entanto, cada poder conta com sua força de segurança específica: o Congresso Nacional é protegido pela Polícia Legislativa; o STF, pela Polícia Judicial; e o Palácio do Planalto, pelo Exército. À Polícia Militar cabe o policiamento ostensivo, a segurança em eventos e manifestações, além do controle do trânsito e do planejamento geral de segurança na Esplanada dos Ministérios, área de grande importância institucional e simbólica em Brasília.
Da Redação
- CLDF divulga nota repudiando atentado - 14 de novembro de 2024
- ‘Segurança total é um alicerce da democracia’, diz Caiado ao reforçar segurança para consumidores e comerciantes no fim de ano - 14 de novembro de 2024
- Celina se reúne com Barroso e Morais para discutir segurança no STF - 14 de novembro de 2024