Foto: Gabriela Biló/ Estadão
PF conclui que Bolsonaro planejou e liderou atos por golpe de Estado
A Polícia Federal (PF) concluiu, em relatório divulgado nesta terça-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve participação direta e consciente em atos que visaram a execução de um golpe de Estado no Brasil. De acordo com a investigação, Bolsonaro “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva” sobre ações realizadas por uma organização criminosa para abolir o Estado Democrático de Direito.
Segundo a PF, o golpe não foi consumado devido a “circunstâncias alheias à sua vontade”. Os elementos coletados indicam que o ex-presidente esteve envolvido na prática de “atos clandestinos” que tinham como objetivo romper com o sistema constitucional vigente.
O então presidente Jair Messias Bolsonaro planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de Estado. A ação não se concretizou em razão de fatores externos à sua vontade.
destacou a PF no documento final da investigação
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

