Foto: Reprodução
Lula passa por cirurgia de emergência após sentir forte dor de cabeça, mas está bem e estável, afirma médico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar um hematoma subdural após sentir forte dor de cabeça. O problema, causado por uma queda ocorrida em 19 de outubro no Palácio da Alvorada, exigiu a drenagem do sangramento intracraniano.
A cirurgia, realizada pela equipe liderada pelo neurocirurgião Marcos Stavale, foi considerada bem-sucedida e não apresentou complicações. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula está consciente, conversa normalmente e segue em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanecerá por pelo menos 48 horas.
O hematoma foi detectado após exames realizados em Brasília, que levaram à transferência do presidente para São Paulo. O acidente doméstico, inicialmente tratado com pontos no ferimento, teve como consequência tardia o acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro. Ainda não há previsão de alta, mas o boletim médico aponta uma recuperação estável e monitorada por uma equipe multidisciplinar.
O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias.
Roberto Kalil, médico cardiologista
Da Redação
- Goiás: Com 190 prefeitos, Vilela e Gracinha reforçam a base e mostram força para 2026 - 20 de dezembro de 2025
- Público de 10 mil aplaude Celina Leão em noite de música e dança - 20 de dezembro de 2025
- Goiás: Secretária de Educação lança pacote de apoio à alfabetização no interior - 19 de dezembro de 2025

