Senado e Câmara marcam eleições para sucessão de presidentes em fevereiro
O Senado e a Câmara dos Deputados definiram as datas para as eleições que escolherão os novos presidentes das Casas legislativas para o biênio 2025-2026. A votação no Senado ocorrerá em 1º de fevereiro, enquanto na Câmara será realizada em 3 de fevereiro. Ambas as eleições são realizadas em sessões plenárias e em voto secreto, sendo necessários 41 votos no Senado e 257 na Câmara para vitória em primeiro turno.
No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já presidiu a Casa entre 2019 e 2021. Ele conta com o apoio de siglas como PSD, MDB, PT, PL e PP, totalizando 69 senadores. Alcolumbre tem o endosso do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas enfrenta desafios devido ao caráter secreto da votação.
Na Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) desponta como o único candidato oficial. Motta é apoiado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e consolidou a aliança entre partidos antagônicos, como PT e PL. Até o momento, 18 partidos, que somam 495 deputados, declararam apoio à candidatura do paraibano, tornando sua eleição praticamente certa.
Da Redação
- GOIÁS: Caiado critica decreto federal que limita atuação dos governadores no combate à criminalidade - 7 de janeiro de 2025
- CONGRESSO: Pacheco não estará em atos de 8/1; presença de Lira segue incerta - 7 de janeiro de 2025
- GDF: Não podemos recuar, diz Celina ao destacar queda de 97% nos casos de dengue e ações para 2025 - 7 de janeiro de 2025