
Foto: Reprodução/g1
Lula promete reciprocidade se Trump taxar produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que adotará medidas de reciprocidade caso o governo de Donald Trump imponha tarifas sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta quinta-feira (30), em conversa com jornalistas, e marcou a primeira vez que Lula se manifestou publicamente sobre o novo governo dos Estados Unidos.
Na ocasião, o petista criticou medidas recentes de Trump, como a imposição de tarifas contra a Colômbia após o país sul-americano recusar voos com deportados e também mencionou a saída dos EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), decisões que classificou como prejudiciais à comunidade internacional. Apesar das críticas, Lula disse não ter interesse imediato em contato direto com Trump e defendeu uma relação respeitosa entre os países.
É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. (…) Eu quero respeitar os Estados Unidos e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso, se isso acontecer, está de bom tamanho.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Temer propõe união de centro e direita em torno de candidatura única ao Planalto - 18 de abril de 2025
- CÂMARA: Acordo com Hugo Motta leva Glauber Braga a encerrar greve de fome - 18 de abril de 2025
- Bolsonaro apresenta melhora após cirurgia, mas segue na UTI sem previsão de alta - 17 de abril de 2025