Reprodução
GOIÁS: Caiado critica ação no STF que propõe suspender registro de produtores rurais
O governador Ronaldo Caiado (União) voltou a criticar a ação apresentada por partidos políticos ao Supremo Tribunal Federal (STF) que propõe o uso de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como critério para penalizar produtores rurais. Ele alertou para possíveis prejuízos ao setor, caso o Cadastro Ambiental Rural (CAR) seja suspenso com base apenas nesses dados, sem uma verificação presencial.
Segundo Caiado, a análise das imagens pode induzir a erros, pois os alertas emitidos pelos sistemas de monitoramento não são provas definitivas de irregularidades. O governador considera a medida “agressiva e irresponsável”, destacando que a perda do CAR inviabilizaria financiamentos bancários, exportações e a comercialização de produtos agrícolas.
A partir de agora esse simples alerta vai fazer com que haja o cancelamento do cadastro ambiental rural da propriedade. (…) Peço uma reação firme das entidades de classe e dos partidos políticos para impedir que se dificulte ainda mais a vida do produtor rural.
Ronaldo Caiado, governador do Goiás
Da Redação
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026
- CLDF: Vilela vê marcha de Nikolas como marco da rearticulação da direita - 26 de janeiro de 2026
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026

