Foto: Reprodução
STF mantém Dino, Zanin e Moraes em julgamento de denúncia contra Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (19), para manter os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino no julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado. A análise do caso ocorrerá na Primeira Turma do STF, que marcou a sessão para terça-feira (25).
A defesa de Bolsonaro e dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes pediu o afastamento dos ministros, argumentando que eles teriam interesses no caso. No entanto, os ministros do STF rejeitaram os pedidos, garantindo que não há impedimento legal para a participação de Moraes, Zanin e Dino no julgamento. A defesa também queria que a denúncia fosse analisada pelo plenário completo do STF, mas a Corte manteve a tramitação na Primeira Turma.
Com a decisão, a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e sete aliados segue para análise no dia 25. Se a Primeira Turma aceitar a denúncia, os investigados se tornarão réus.
Da Redação
- Caiado confirma filiação ao PSD e reforça projeto nacional em 2026 - 28 de janeiro de 2026
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026

