Foto: Reprodução
Por unanimidade, Primeira Turma do STF aceita denúncia e torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (26), tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados réus por uma suposta tentativa de golpe para anular as eleições de 2022. O julgamento analisou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Votaram os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin. Eles acataram integralmente o voto do relator, que apontou indícios suficientes para a abertura do processo e destacou a existência de justa causa para o recebimento da denúncia. Segundo a PGR, Bolsonaro e seus aliados articularam um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recorrendo a ataques ao sistema eleitoral, manipulação de forças de segurança e tentativa de mobilização do Exército.
Com a decisão unânime, Bolsonaro e os demais acusados responderão na Suprema Corte pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Da Redação
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026
- Ibaneis assina decreto que reconhece a ‘nova imprensa’ e ABBP diz que pauta histórica foi atendida - 23 de janeiro de 2026
- Câmara: Lêda Borges propõe inventários nacionais e muda foco de projeto sobre resíduos - 22 de janeiro de 2026

