
Foto: Renato Alves/Agência Brasília.
Ibaneis quer convocar todos os aprovados nas forças de segurança do DF ainda neste mandato
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que pretende convocar todos os aprovados nos concursos da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e Polícia Penal até o fim de seu mandato. Ele determinou ao secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, que alinhe com as corporações a quantidade de nomeações e a data para que as convocações ocorram de forma conjunta.
O tema será discutido nesta quarta-feira (30) em reunião entre representantes das forças de segurança, o secretário e parlamentares. A convocação conjunta deve ocorrer no segundo semestre, condicionada à disponibilidade orçamentária do DF.
“A orientação que eu dei foi para chamar PCDF, PMDF e Polícia Penal para ajustarem a data para lançar todas as convocações ao mesmo tempo”, afirmou Ibaneis.
A previsão inicial para 2025 é nomear 600 aprovados da Polícia Civil, 1,2 mil da Polícia Militar e 150 da Polícia Penal. Ainda restam cerca de 900 aprovados no concurso da PMDF e 800 da Polícia Penal. A convocação deste grupo ainda está em estudo.
Além das nomeações, o governador aguarda resposta do governo federal sobre o pedido de recomposição salarial das forças de segurança. A proposta, enviada em fevereiro, busca equiparar os vencimentos dos policiais do DF aos da Polícia Federal.
O Ministério da Gestão e Inovação solicitou projeções de receitas e despesas do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), responsável pelo custeio da segurança pública local. Em nota, a pasta informou que os dados estão sob análise e que o diálogo com o GDF será retomado após a conclusão do estudo.
Da Redação
- Lupi deve deixar Ministério da Previdência após escândalo no INSS, dizem aliados - 2 de maio de 2025
- Collor deixa presídio em Maceió e passa a cumprir pena em casa com tornozeleira - 1 de maio de 2025
- ELEIÇÕES 2026: Celina é nome da União Progressista para o GDF, afirma Pedrosa - 1 de maio de 2025