
Foto: Repodução
ELEIÇÕES 2026: Celina é nome da União Progressista para o GDF, afirma Pedrosa
A vice-governadora Celina Leão (PP) foi apontada como a “candidata natural” da federação União Progressista ao governo do Distrito Federal em 2026. A declaração foi feita pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa, único parlamentar do União Brasil com mandato no DF, em entrevista ao site Radar DF.
“Temos a vice-governadora Celina Leão, que é do PP, apoiada pelo governador Ibaneis, e que naturalmente é a candidata da federação em 2026”, afirmou Pedrosa. A União Progressista é formada por União Brasil e Progressistas.
Segundo o deputado, há alinhamento político entre Celina, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e os partidos da federação. O grupo trabalha para montar chapas competitivas para as eleições proporcionais, reforçando o protagonismo da aliança no cenário local.
Pedrosa também exaltou a força nacional da União Progressista, que, segundo ele, já nasce como o maior grupo partidário do País. “Temos o maior grupo partidário do Brasil. A União Progressista já nasce imensa”, afirmou. A federação tem a maior bancada da Câmara dos Deputados, forte presença no Senado, seis governadores e mais de 1.400 prefeituras.
O parlamentar elogiou ainda a condução da federação por líderes como Antônio Rueda e ACM Neto. “Eles superaram vaidades locais para criar um projeto nacional”, disse.
Na esfera nacional, Pedrosa destacou o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), como pré-candidato à Presidência em 2026. “Eu gosto muito do Ronaldo Caiado. Como ele já tem uma candidatura pré-lançada, a gente já tem um cenário construído com base nessa candidatura”, afirmou.
Filiado ao União Brasil, Pedrosa evita antecipar sua decisão sobre disputar a reeleição em 2026. Disse estar focado em consolidar sua base política e afirmou que pode disputar “desde deputado distrital a outros cargos”.
Na área social, o deputado mencionou projetos voltados à população autista. A primeira unidade do centro de referência de autismo deve ser entregue nos próximos dias no Plano Piloto. Há planos de expansão para Ceilândia e outras regiões. “Gostaria de ver uma unidade funcionando na região sul e outra na região norte”, disse.
Da Redação
- Lupi deve deixar Ministério da Previdência após escândalo no INSS, dizem aliados - 2 de maio de 2025
- Collor deixa presídio em Maceió e passa a cumprir pena em casa com tornozeleira - 1 de maio de 2025
- ELEIÇÕES 2026: Celina é nome da União Progressista para o GDF, afirma Pedrosa - 1 de maio de 2025