Carlos Gandra/Agência CLDF
CLDF: Negreiros propõe índice para avaliar atendimento à mulher nas delegacias do DF
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou o Projeto de Lei 1710/2025, que propõe a criação do Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher do Distrito Federal. A proposta está em tramitação na Câmara Legislativa.
Segundo o parlamentar, o índice será uma ferramenta essencial para garantir que o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência seja sensível, eficaz e acolhedor. Negreiros afirma que o IAQA permitirá maior transparência e controle social, ao oferecer à população dados objetivos sobre a qualidade dos serviços prestados.
A ideia é aplicar, semestralmente, pesquisas de satisfação com as mulheres atendidas. Entre os indicadores previstos estão tempo de espera, confidencialidade, empatia no atendimento, além de acompanhamento e clareza nas informações sobre os procedimentos legais.
“O acompanhamento constante do atendimento garante o respeito aos direitos das mulheres e as estimula a denunciar a violência sofrida”, defende o autor do projeto.
Negreiros argumenta que a violência contra a mulher é um problema estrutural que exige ação direta do Estado. Para ele, o índice pode contribuir para que as delegacias especializadas sigam normas de acolhimento, empatia e eficiência, promovendo um ambiente de confiança para as vítimas.
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

