
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
CÂMARA: Projeto relatado por Julio Cesar prevê aplicativo nacional de segurança pública
A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria um aplicativo nacional para facilitar o contato entre a população e os órgãos de segurança pública. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) ao Projeto de Lei 5318/20.
A iniciativa prevê que o aplicativo, acessado por navegador ou celular, permita ao cidadão registrar boletins de ocorrência em casos autorizados, emitir alertas de emergência e receber notificações de risco enviadas por autoridades. A ferramenta será integrada às Plataformas de Governo Digital, conforme determina a Lei 14.129/21.
Julio Cesar explicou que o objetivo é unificar o acesso aos serviços de segurança, evitando a proliferação de aplicativos avulsos. “A plataforma única fará com que os usuários possam estar mais familiarizados com a ferramenta, mesmo em caso de mudança de estado da federação”, disse.
O parlamentar também destacou os benefícios para o cidadão. “Além de acessar serviços de emergência com rapidez, o usuário poderá evitar deslocamentos para tarefas como registrar boletins de ocorrência”, afirmou.
O projeto permite o desenvolvimento conjunto da aplicação entre União, estados e Distrito Federal, e prevê que as soluções criadas sejam disponibilizadas como software público livre.
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. Se aprovada, segue para o Senado.
Da Redação
- Bolsonaro é indiciado pela PF às vésperas de julgamento no STF - 21 de agosto de 2025
- Bombeiros do DF investem em tecnologia para aprimorar resposta a emergências - 20 de agosto de 2025
- ENTORNO: Delegacia da Mulher de Valparaíso recebe scanners do Conselho da Comunidade - 20 de agosto de 2025