Foto: REUTERS/Adriano Machado

Lula reúne ministros e define resposta política e diplomática ao tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ministros no domingo (13), no Palácio da Alvorada, para definir a resposta ao aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, afeta setores da indústria e do agronegócio.

O governo decidiu adotar dois eixos principais de reação: reforçar a defesa da soberania nacional e criar um comitê executivo com ministros e empresários para discutir ações de mitigação. O presidente também determinou o envio de uma comitiva a Washington, composta por ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com o objetivo de negociar diretamente com autoridades americanas.

Além disso, o governo estuda acionar a Organização Mundial do Comércio, alegando que a tarifa imposta viola regras do comércio internacional. A medida também deve ser explorada politicamente, com o Planalto atribuindo responsabilidades a gestões anteriores, enquanto opositores culpam a atual administração pela deterioração das relações bilaterais.

A expectativa é de que, nos próximos dias, o Executivo intensifique o diálogo com o setor privado e busque saídas diplomáticas para proteger as exportações e preservar o equilíbrio econômico.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *