
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula tem 41% e Tarcísio 37% em cenário de segundo turno, indica pesquisa
Levantamento feito entre os dias 10 e 14 de julho, com 2 004 entrevistados, mostra empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno das eleições de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário simulado, Lula aparece com 41% das intenções de voto, contra 37% de Tarcísio. Brancos, nulos ou abstenções somam 15%, e os indecisos representam 7%.
A diferença de quatro pontos entre os dois pré-candidatos está dentro da margem de erro, o que caracteriza um empate técnico. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
O cenário revela uma disputa acirrada, marcada pela polarização entre o atual presidente e o governador paulista. A definição do segundo turno, a pouco mais de um ano da eleição, dependerá da capacidade de ambos em conquistar os eleitores indecisos e reduzir o número de votos inválidos.
Em levantamentos anteriores, Tarcísio demonstrou desempenho superior em estados do Centro-Sul, como São Paulo e Paraná. Lula, por outro lado, mantém força no Nordeste e busca ampliar sua vantagem nas regiões em que teve menor desempenho em 2022.
Com o início das articulações eleitorais, a tendência é de intensificação das agendas públicas e da exposição dos dois nomes em eventos e redes sociais. As alianças entre os partidos podem mudar o rumo da disputa nos próximos meses.
O equilíbrio nas intenções de voto reforça a competitividade do pleito e deve influenciar diretamente na condução das estratégias políticas até o registro oficial das candidaturas.
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025