
Foto: Secult/GO
Caiado convoca reunião com empresários para reagir ao tarifaço dos EUA
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil‑GO) convocou empresários para uma reunião emergencial nesta terça-feira (22), às 14h, no Palácio das Esmeraldas. O objetivo é discutir ações diante da nova tarifa de 50% que os Estados Unidos aplicarão sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
O anúncio foi feito enquanto o governador cumpre agenda oficial no Japão. Em vídeo, ele afirmou que o governo estadual não ficará inerte e destacou a criação de uma linha de crédito com juros abaixo do mercado para amparar empresas exportadoras afetadas pela medida.
A taxa da nova linha deve ser inferior a 10% ao ano, com garantia baseada em créditos de ICMS. Como contrapartida, as empresas que acessarem o financiamento deverão manter os empregos. A medida será voltada a indústrias, empresas do comércio e do setor de serviços com foco na exportação.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, André Rocha, acompanhará a reunião. Ele reforçou que o setor industrial está preocupado e deve buscar alternativas para manter a competitividade das exportações goianas.
Em 2024, os Estados Unidos foram o segundo maior destino das exportações de Goiás. Produtos como soja, carne e itens da indústria metalúrgica estão entre os mais expostos ao impacto da nova tarifa.
Caiado criticou a falta de ação do governo federal e disse que a iniciativa goiana é uma resposta imediata para proteger a economia do Estado. O encontro deve servir como ponto de partida para a criação de um grupo de trabalho que apresentará novas medidas de enfrentamento nas próximas semanas.
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025