Foto: Reprodução
Ibaneis responde Trump: ‘Brasília tem uma das menores taxas de homicídio do país’
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que responderá de forma “bem-educada” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após Brasília ser citada, de forma imprecisa, como uma das “capitais violentas” do mundo. O relatório com os dados oficiais de segurança pública será enviado à Embaixada dos EUA no Brasil nesta terça-feira, 12.
“Vou mostrar que quem governa o Distrito Federal sou eu e que nossos números são muito bons. Aqui o Lula é hóspede”, disse Ibaneis ao Estadão. Ele ressaltou que se posiciona como político de centro e que não concorda com a postura do governo federal.
Trump afirmou em coletiva, nesta segunda-feira, 11, que Brasília registra 13 homicídios por 100 mil habitantes — dado referente a 2021, segundo o Atlas da Violência. O levantamento mais recente indica que o DF teve, em 2023, taxa de 11 homicídios por 100 mil habitantes, com 347 casos registrados.
O número é quase quatro vezes menor que o de Washington, capital americana, que registrou 274 assassinatos no ano passado, o equivalente a cerca de 40 por 100 mil habitantes. O Anuário Brasileiro da Segurança Pública aponta que, em 2023, o DF teve 8,9 mortes por 100 mil habitantes, figurando entre as três unidades federativas menos violentas do Brasil.
A menção de Trump ocorreu ao justificar o uso da Guarda Nacional no policiamento de Washington. Ao comparar índices com outras capitais, como Bogotá e Cidade do Panamá, o republicano também errou dados da própria cidade. Segundo a polícia local, crimes violentos caíram 26% na capital americana em relação a 2024.
Da Redação
- Goiás: Vilela diz que Goiânia vive fase de consolidação em segurança - 24 de outubro de 2025
- CLDF apresenta projeto para conceder título de cidadão honorário a Vanderlei Luxemburgo - 24 de outubro de 2025
- Eleição 2026: Lula recua e vê adversários avançarem, diz pesquisa - 23 de outubro de 2025

