
Foto: Jair Bolsonaro/@jairmessiasbolsonaro/Instagram
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos em hospital de Brasília
O ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou neste sábado a prisão domiciliar para realizar exames médicos em um hospital particular da capital federal. A saída foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a condição de que a defesa comprove a realização dos procedimentos em até 48 horas.
A equipe médica prevê a realização de exames como endoscopia digestiva, tomografias de tórax, abdome e pelve, além de ecocardiograma, ultrassonografias de carótidas, próstata e vias urinárias. Também foi colhida amostra de urina para análise.
Segundo a defesa, os exames são necessários para reavaliar sintomas persistentes, como refluxo e soluços frequentes, além de acompanhar o tratamento clínico já em andamento. O ex‑presidente passou por diversas intervenções desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018, e ainda apresenta sequelas.
A decisão judicial também prevê a possibilidade de acompanhamento médico domiciliar, sem necessidade de autorização prévia, desde que respeitadas as medidas cautelares. Em caso de emergência com necessidade de internação, é exigida a comunicação ao STF em até 24 horas, com apresentação de laudo médico.
Bolsonaro está em prisão domiciliar desde o início de agosto, após descumprir regras impostas no mês anterior. Entre as restrições estabelecidas estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e aos fins de semana, proibição de uso de redes sociais e de contato com outros investigados ou autoridades estrangeiras.
As medidas mais rígidas foram adotadas após a constatação de reiteradas violações das condições impostas, o que levou à substituição das restrições por regime domiciliar integral.
Da Redação
- Brasília Auto Indoor homenageia a FEB e atrai multidão no Parque da Cidade - 17 de agosto de 2025
- Caiado afirma que gestão resolveu obras consideradas inviáveis em governos anteriores - 16 de agosto de 2025
- BC deve aprovar compra do Master e impulsionar expansão do BRB - 16 de agosto de 2025