Foto: Câmara dos Deputados
PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação nos EUA
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo. Ambos são acusados de coação no curso de processo, em razão de articulações feitas nos Estados Unidos para tentar beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, os denunciados ameaçaram buscar sanções estrangeiras contra ministros do STF e o Brasil, caso a Corte não absolvesse Bolsonaro em ações penais. A acusação aponta que Paulo Figueiredo atuava como intermediário entre o parlamentar e agentes políticos e econômicos nos EUA.
O crime de coação, previsto no artigo 344 do Código Penal, estabelece pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. A PGR também pediu reparação por danos decorrentes das ações.
Eduardo e Paulo Figueiredo divulgaram nota conjunta classificando a denúncia como “fajuta” e afirmando que defendem uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para encerrar o impasse político.
A denúncia ocorre no mesmo inquérito em que Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal, mas não foi alvo da acusação do Ministério Público. O ex-presidente já cumpre pena de 27 anos e três meses imposta pelo STF por tentativa de golpe de Estado.
Da Redação
- Eleições 2026: Aliados rejeitam Wilder e pedem aliança com Caiado - 19 de novembro de 2025
- BRB: Paulo Henrique defende transparência e promete colaboração total com a PF - 18 de novembro de 2025
- Entorno: Prefeito do PL declara apoio a Daniel Vilela e Gracinha Caiado - 18 de novembro de 2025

