Foto: Cristiano Borges
Caiado diz que sistema penitenciário é ponto central no combate ao crime
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou nesta quarta-feira (24), em Goiânia, que o sistema prisional deve ser a prioridade no enfrentamento à criminalidade. A declaração foi feita durante apresentação a deputados federais de vários estados, no contexto da discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
“Para vocês que estão legislando esse tema tão relevante, para terem uma noção muito clara, o primeiro ponto de ataque para combater o crime é o sistema penitenciário”, disse Caiado. O governador destacou o cenário encontrado em 2019 e ressaltou a importância de manter o controle das unidades.
Segundo o governo estadual, desde 2019 o Tesouro de Goiás destinou mais de R$ 350 milhões à construção, reforma e modernização de presídios. Também foram adquiridos equipamentos de segurança, armas e munições. O sistema completa cinco anos sem registros de rebeliões e mais de dois anos sem apreensão de armas de fogo em unidades prisionais.
A audiência pública ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a participação de deputados federais e estaduais, vereadores, secretários do Ministério da Justiça e representantes das forças de segurança. O objetivo foi ampliar o debate e ouvir instituições ligadas à área.
Mais cedo, às 9h, Caiado abriu o XXI Encontro Nacional de Controle Interno, organizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO). O evento reúne representantes de 68 controladorias, entre elas a Controladoria-Geral da União (CGU).
Da Redação
- Goiás: Vilela diz que Goiânia vive fase de consolidação em segurança - 24 de outubro de 2025
- CLDF apresenta projeto para conceder título de cidadão honorário a Vanderlei Luxemburgo - 24 de outubro de 2025
- Eleição 2026: Lula recua e vê adversários avançarem, diz pesquisa - 23 de outubro de 2025

