Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
SENADO: Damares defende transporte gratuito para exame neonatal de bebês
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou nesta quarta-feira, 30, relatório favorável ao Projeto de Lei (PL) 5.771/2023, que garante transporte coletivo gratuito para pais ou acompanhantes levarem recém-nascidos a consultas e exames do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), como o teste do pezinho. A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Segundo a relatora, o custo anual estimado da medida é de R$ 1,6 milhão, valor que classificou como “irrelevante” segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “O custo para garantir o transporte gratuito é extremamente baixo em comparação aos enormes gastos que o Sistema Único de Saúde tem com tratamentos complexos decorrentes da ausência do diagnóstico precoce”, afirmou.
Damares incluiu emenda que transfere a responsabilidade do custeio para estados e municípios participantes do PNTN. Ela também acolheu sugestão da senadora Augusta Brito (PT-CE), prevendo que as prefeituras regulamentem a gratuidade.
Da Redação
- Câmara: É prioridade cuidar da saúde infantil, diz Prudente - 13 de dezembro de 2025
- Caiado diz que avanços de Goiás podem ‘ruir em um minuto’ e defende continuidade da gestão - 12 de dezembro de 2025
- Câmara: Julio Cesar propõe prazos escalonados para antenas e aceleração do 5G - 12 de dezembro de 2025

