Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
SENADO: Damares cobra respostas de Brasil e EUA sobre prisão de Filipe Martins
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) cobrou, nesta segunda-feira, 13, no Plenário, explicações dos governos do Brasil e dos Estados Unidos sobre a prisão do ex-assessor presidencial Filipe Martins. Ela reagiu à informação de que ele “não entrou nos EUA em dezembro de 2022” e de que “o documento utilizado como justificativa para a prisão dele no Brasil seria falsificado”.
Segundo Damares, o caso sugere manipulação de dados em duas jurisdições. A prisão, ocorrida em 2024 nas investigações sobre tentativa de golpe de Estado, teria sido motivada pela suposta viagem, vista como tentativa de fuga. “Filipe Martins foi preso, foi torturado. Filipe Martins foi humilhado, porque um documento falso foi inserido no sistema dos Estados Unidos”, afirmou.
A senadora questionou responsabilidades e eventuais reparações. “E o que vai acontecer agora? Quem vai indenizar os meses que Filipe Martins ficou preso? Quem vai devolver a Filipe Martins parte de sua vida?” Damares disse esperar providências também de autoridades estrangeiras. “Quero saber o que os Estados Unidos farão com essa informação, porque alguém manipulou o sistema americano. E os Estados Unidos não deixam isso quieto nunca.”
A parlamentar declarou que acompanhará a evolução do processo no Supremo. “Não é só saber o que a Suprema Corte vai fazer; é saber o que os Estados Unidos farão”, disse. A defesa de Filipe Martins nega a viagem no período citado. O processo segue em curso.
Reféns israelenses
No mesmo pronunciamento, Damares comentou a libertação de reféns em Israel. “Hoje eles estão celebrando a volta dos reféns.” Ela condenou mortes de civis e responsabilizou a ação do Hamas pela escalada do conflito. “Não se justifica a morte de criança na Palestina. Não se justifica a morte de ninguém. Guerra é guerra. Não se justifica a guerra, mas o Hamas provocou.”
Da Redação
- Goiás: Vilela diz que Goiânia vive fase de consolidação em segurança - 24 de outubro de 2025
- CLDF apresenta projeto para conceder título de cidadão honorário a Vanderlei Luxemburgo - 24 de outubro de 2025
- Eleição 2026: Lula recua e vê adversários avançarem, diz pesquisa - 23 de outubro de 2025

