Foto: Divulgação

Na Lupa: Arruda repete Cristovam em 1998 com Roriz e tenta humilhar Ibaneis, mas o tiro sai pela culatra

Há 27 anos, o então governador petista Cristovam Buarque disputava o segundo turno com o ex-governador Joaquim Roriz, à época no MDB (antigo PMDB). Cristovam havia vencido o primeiro turno e liderava as pesquisas até que um debate mudou o rumo da eleição.

Sem recorrer a anotações, o chefe do Buriti demonstrava domínio dos temas, ao contrário de Roriz, que lia respostas preparadas por assessores. Ao notar isso, Cristovam tentou ironizar o adversário, afirmando que ele precisava estudar e ler melhor os textos que recebia.

O público reagiu mal. A atitude soou arrogante e desrespeitosa, o que acabou favorecendo Roriz nas urnas.

Quase três décadas depois, o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) repete o erro. Em ataque pessoal, disse que o governador Ibaneis Rocha (MDB) é “mais feio por dentro que por fora”. A frase foi interpretada como injúria e pode ser questionada judicialmente pela defesa do governador.

Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação de Arruda por desvios de R$ 900 milhões em contratos de publicidade e informática firmados entre 2007 e 2010, ao rejeitar recurso contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Inelegível, o ex-governador recorreu a teorias conspiratórias, como costuma fazer quando fica fora da disputa eleitoral. O eleitor de Brasília, no entanto, rejeita esse tipo de ataque, seja à inteligência, como no caso de Cristovam contra Roriz, seja à aparência, como fez Arruda contra Ibaneis.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *