Adriano Machado/Reuters
Bolsonaro cumprirá pena em cela especial da PF no DF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprirá a pena na mesma sala onde está desde sábado, 22 de novembro, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O espaço tem 12 m², televisão, frigobar e ar-condicionado. As visitas de familiares e advogados serão autorizadas. Caminhadas internas também estarão liberadas, sob acompanhamento.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, 25, pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou o início da execução penal em regime fechado. A deliberação veio após a fase recursal se encerrar no Supremo. A defesa promete insistir em pedido de prisão domiciliar por idade e motivos de saúde.
A rotina de custódia seguirá protocolo da PF. A alimentação poderá ser ajustada a recomendações médicas, com assistência clínica em caso de necessidade. A televisão terá acesso restrito a canais de TV aberta. O contato com outros custodiados continuará limitado por normas de segurança.
Bolsonaro estava em prisão preventiva desde o dia 22, após descumprir medidas cautelares. A conversão para o cumprimento definitivo mantém o ex-presidente sob guarda da PF em Brasília, enquanto os próximos passos da execução penal serão acompanhados pelos órgãos responsáveis.
Da Redação
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026
- Ibaneis assina decreto que reconhece a ‘nova imprensa’ e ABBP diz que pauta histórica foi atendida - 23 de janeiro de 2026
- Câmara: Lêda Borges propõe inventários nacionais e muda foco de projeto sobre resíduos - 22 de janeiro de 2026

