Carlos Gandra/Agência CLDF
CLDF: Lei de Pepa cria programa permanente contra queimadas
Já está em vigor a Lei Distrital 7.792/25, que cria um programa permanente de prevenção e enfrentamento às queimadas anuais no Distrito Federal. A norma fixa metas para reduzir a incidência de fogo e mitigar danos ambientais e à saúde, com ações integradas entre governo e sociedade.
O texto determina campanhas de educação e conscientização em comunidades rurais, escolas, empresas e entidades civis. Prevê ainda um sistema de monitoramento e alerta precoce, com uso de satélites e drones para detectar focos de incêndio e orientar a resposta rápida das equipes.
A lei estabelece investimento em equipamentos e veículos adequados ao combate a incêndios florestais e urbanos. Cria brigadas especializadas, com formação técnica e equipamentos de proteção individual. As despesas sairão de dotações da Secretaria de Meio Ambiente, previstas no orçamento vigente.
Autor da proposta, o deputado distrital Pepa (PP) afirma que a estruturação dessas ações é decisiva para reduzir riscos e perdas. “Considerando que as queimadas têm se mostrado um problema recorrente, especialmente em períodos de seca, este programa busca criar uma abordagem proativa e coordenada para enfrentar a questão de maneira eficaz”, diz. Para Pepa, a execução “proporcionará um avanço significativo na gestão dos riscos”, com foco em um ambiente “mais seguro e saudável para todos os habitantes do Distrito Federal”.
Da Redação
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026
- CLDF: Vilela vê marcha de Nikolas como marco da rearticulação da direita - 26 de janeiro de 2026
- Celina compara marcha de Nikolas a Martin Luther King e defende “consciência” e pacificação - 25 de janeiro de 2026

