Lira afirma que Congresso irá ampliar transparência das emendas do relator do Orçamento
Por Sabrina Santos
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista concedida à CNN, que o Congresso Nacional deve apresentar embargos de declaração após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o pagamento das chamadas emendas de relator do Orçamento da União.
De acordo com Lira, ele está aguardando a publicação do acórdão do STF para apresentar medidas efetivas que tragam mais transparência para o pagamento dessas emendas e também demonstrar os problemas causados pela paralisação dos desembolsos. Além disso, o parlamentar ainda reforçou que os embargos de declaração vão deixar mais clara essa discussão sobre o que fazer com o orçamento da União.
São bilhões de reais na saúde, na educação, na infraestrutura. Tudo isso parado numa decisão preventiva, mas um pouco preocupante. A nossa preocupação é que quaisquer 10, 15 dias de paralisação nesse final do ano, o Orçamento pode não ter sua efetividade cumprida, prejudicando os municípios e os brasileiros.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Da Redação