Foto: Reprodução
‘Queremos tornar o controle fiscal mais efetivo’, diz Guedes sobre adotar meta de dívida pública no lugar do teto de gastos
Por Sabrina Santos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (9) que está na fase final de estudos a proposta de criação de uma meta de dívida pública para substituir a regra do teto de gastos. O teto de gastos está em vigor desde 2016, com o intuito de reduzir o endividamento do país.
De acordo com Guedes, o governo quer tornar o controle fiscal do país mais efetivo. A regra de teto de gastos é atualmente a principal âncora fiscal do país e funciona como um compromisso de que a dívida pública não se tornará explosiva.
Queremos tornar o controle fiscal mais efetivo, com uma meta semelhante ao que existe hoje para a inflação. Não estamos derrubando a bandeira de austeridade, que é o teto, mas aprimorando o instrumento de controle fiscal.
Paulo Guedes, ministro da Economia
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

