Foto: Reprodução
Lula manda revogar processos de privatização de oito estatais iniciados no governo Bolsonaro
Por Sabrina Santos
Logo após a posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a revogação de processos de privatização de oito estatais, como a Petrobras e o Correios, iniciados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A determinação foi publicada nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU).
Lula solicitou a retirada dos planos de privatizações as seguintes estatais: Petrobras, Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha o objetivo de avançar nas vendas e concessões de ativos públicos. O Petista justificou o despacho na necessidade “de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado”.
Da Redação
- Pesquisa nacional mostra Lula sem vantagem no confronto final - 27 de outubro de 2025
- Na Lupa: As oportunidades, as remissões e o tempo passaram para Arruda. Só ele não viu - 27 de outubro de 2025
- Agro abastece o DF e mira exterior, diz secretário de Agricultura - 27 de outubro de 2025

