Haddad sobre taxa de juros no Brasil: ‘Situação completamente anômala’
Por Sabrina Santos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), chamou de “anômala” a taxa de juros praticada atualmente no Brasil. A declaração foi feita em entrevista ao portal Brasil 247 nesta terça-feira (3). Durante a entrevista, Haddad foi questionado sobre como ele vê o papel do Banco Central na economia brasileira. O ministro respondeu que é “fora de propósito” a atual taxa de juro real, em relação à inflação.
Além disso, Haddad afirmou que pretente apresentar o plano de voo do ministério para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana, com metas a curto, médio e longo prazo. O ministro ainda disse que pretende enviar ao Congresso a nova proposta de arcabouço fiscal e a reforma tributária no fim de abril.
Então você tem um mundo onde você tem uma taxa de inflação menor que EUA e Europa, só que nós estamos com a taxa de juros maior do planeta, a taxa de juros real. Então olha o paradoxo que nós estamos vivendo. É uma situação completamente anômala, uma inflação comparativamente baixa, e uma taxa de juros real fora de propósito para uma economia que já vem desacelerando, só não diz isso aquele que quer mal informar a população, ela já vinha se desacelerando.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação
- Governo anuncia bloqueio R$ 6 bi do Orçamento para manter meta fiscal de 2024 - 22 de novembro de 2024
- Caiado elogia trabalho da Polícia Civil de Goiás em Congresso Jurídico de Delegados do Centro-Oeste - 22 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis entrega pavimentação de rodovias em Planaltina - 22 de novembro de 2024