NA LUPA: Assim como a fênix, Lêda renasce das cinzas e ameaça futuro político de Mossoró em Valparaíso
Por Fred Lima
Após amargar a derrota para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás em 2020 pelo seu ex-afilhado político, a deputada federal eleita Lêda Borges (PSDB-GO) colocou em prática um projeto de ressurreição política que vem se mostrando exitoso a ponto de ameaçar a hegemonia do atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB).
Eleita ano passado, a tucana agora pode não apenas contribuir para a eleição do futuro prefeito, bem como ser uma pedra no sapato do atual na eleição de 2026, quando Pábio poderá buscar uma vaga de deputado federal.
Acostumada a dar a volta por cima, em 2012, Lêda perdeu a reeleição para a professora Lucimar Nascimento (PT), mesmo sendo bem avaliada pela população local. Dois anos depois, se elegeu deputada estadual, sendo, até então, a única que conseguiu tal feito.
Em 2016, foi a principal cabo eleitoral pela vitória de Mossoró à prefeitura. Porém, com a derrocada do marconismo no estado de Goiás, foi perdendo protagonismo e acabou isolada devido a oposição que fazia na Assembleia Legislativa ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Derrotada por Pábio em 2020, Lêda se reinventou e, com isso, semeou seu nome em outros municípios. O resultado foi uma vaga na tão sonhada Câmara dos Deputados.
Nos bastidores, a tucana afirma categoricamente que foi traída pelo atual prefeito, alegando que acabou sendo usada para elegê-lo e descartada pouco tempo depois. Mossoró conta outra versão.
O que vem chamando atenção são as conversas nos bastidores da política na cidade. Para alguns, o atual gestor municipal deixou que a notoriedade da reeleição subisse à cabeça, se afastando de lideranças comunitárias que foram importantes em sua trajetória. Ao mesmo tempo, montou uma espécie de “clube de compadres”, que o bajula e só diz o que ele quer ouvir.
“Se compararmos com o primeiro mandato, quando Lêda ainda dava as cartas na prefeitura, o segundo deixa muito a desejar em vários aspectos. A cidade está esburacada em todos os bairros. A inércia do governo municipal fez com que muitos se arrependessem de ter votado no Pábio”, afirmou um ex-aliado, que pediu para não ser identificado.
Política é fotografia do momento. Hoje quem está por cima pode descer ladeira abaixo amanhã. A própria Lêda experimentou isso em duas ocasiões.
É melhor Mossoró pôr as barbas de molho!
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024