Flávio Dino diz que proposta de criação da Guarda Nacional está pronta e deve ser apresentada nos próximos dias
Por Sabrina Santos
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.
A informação foi divulgada a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite dessa quarta-feira (25), em Brasília. De acordo com Dino, a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula.
Ele [Lula] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação.
Flávio Dino, ministro da Justiça
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024