No Dia Internacional da Mulher, Lula anuncia pacote de medidas e diz que respeito às mulheres é valor inegociável no Executivo
Por Sabrina Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um pacote de medidas com foco nas mulheres no mercado de trabalho, além de assistência social e ação na segurança de vítimas de violência. Durante evento em Brasília, Lula destacou que, em meio a um contexto de diversas formas de violência contra as mulheres, é dever do Estado e de toda a sociedade enfrentar cada uma delas. O presidente ainda afirmou que em seu governo o respeito às mulheres é um valor inegociável.
Além disso, o petista disse que a desigualdade de gênero não é um problema apenas do Brasil, destacando dados da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre disparidade de renda e desigualdade entre homens e mulheres. De acordo com os dados, a humanidade levará 300 anos para alcançar a igualdade se as condições atuais permanecerem.
Nada, absolutamente nada justifica a desigualdade de gênero. A medicina não explica. A biologia não explica. A anatomia não explica. Talvez a explicação esteja no receio dos homens de serem superados pelas mulheres. É isso que não faz sentido algum. Primeiro porque as mulheres querem igualdade, não superioridade. Segundo porque quanto mais as mulheres avançam, mais o país avança. E isso é bom para toda a população.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Pacote de medidas
Entre as medidas anunciadas pelo presidente estão: um projeto de lei que visa garantir igualdade salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função; um projeto de lei que busca instituir o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça (14 de março); a construção de 40 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira em municípios de menor população; e a redução da taxa de juros para oferta de crédito para empreendedoras das áreas rurais e urbanas.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024