Em viagem à China , Lula defende moeda alternativa ao dólar para comércio entre países do Brics
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (13), quarta-feira no Brasil devido ao fuso horário da China, o uso de uma moeda alternativa ao dólar no comércio internacional entre os países do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi feita em discurso durante a posse de Dilma Rousseff (PT) como presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), em Xangai.
Na ocasião, Lula ainda afirmou que os países do Brics poderiam usar as próprias moedas nas relações comerciais, sem utilizar o dólar. Além disso, o chefe do Executivo ressaltou que os bancos centrais certamente poderiam cuidar da mudança. Para Lula, o grupo precisa ter uma moeda que transforme a situação dos países.
Porque que um banco como o Brics não pode ter uma moeda que pode financiar a relação comercial entre Brasil e China, entre Brasil e outros países do Brics? É difícil porque tem gente mal-acostumada porque todo mundo depende de uma única moeda. Eu acho que o século 21 pode mexer com a nossa cabeça e pode nos ajudar, quem sabe, a fazer as coisas diferentes. (…) Precisamos ter uma moeda que transforme os países em uma situação um pouco mais tranquila.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024