Ibaneis se reúne com relator do Marco Fiscal no Senado para tentar reverter mudanças no Fundo Constitucional do DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu com o relator do arcabouço fiscal no Senado, senador Omar Aziz (PSD-AM), para tratar sobre a mudança das regras de cálculo do Fundo Constitucional do DF (FCDF) aprovada dentro da proposta do Marco Fiscal na Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu no apartamento do senador, na Asa Sul, nesta terça-feira (30).
Participaram do encontro dois senadores do Distrito Federal, Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT), além do senador Eduardo Gomes (PL-TO) e do deputado Alberto Fraga (PL-DF). O objetivo da reunião foi sensibilizar o parlamentar sobre a importância do fundo para a capital. Após o encontro, Aziz disse que defenderá a preservação dos recursos e se comprometeu a ouvir tanto a bancada do DF, como os governos federal e local. O chefe do Buriti não falou com a imprensa.
O texto do novo arcabouço fiscal aprovado na Câmara dos Deputados altera o cálculo do fundo, congelando parte dos recursos e diminuindo o crescimento percentual anual do montante federal repassado ao DF. Segundo relatórios do secretário de Planejamento do DF, Ney Ferraz, a medida trará um rombo de R$ 87 bilhões em 10 anos no orçamento do DF.
Da Redação
- CLDF: Lei proposta por Roosevelt que regulamenta termos de cartórios é sancionada - 25 de novembro de 2024
- Caiado comenta indiciamento de Bolsonaro por plano golpista: ‘A vida continua’ - 25 de novembro de 2024
- Governo anuncia bloqueio R$ 6 bi do Orçamento para manter meta fiscal de 2024 - 22 de novembro de 2024