Caiado sobre texto da reforma tributária: ‘Salário do cidadão não vai acompanhar tributação’
O governador Ronaldo Caiado (União) afirmou, em entrevista à Globo News, nessa terça-feira (4), que o texto da reforma tributária que tramita no Congresso não simplifica o sistema e vai sobrecarregar o contribuinte. O chefe do Palácio das Esmeraldas expressou preocupação com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) previsto no texto que, segundo ele, sobrecarregará itens básicos como a cesta básica.
Além disso, Caiado ressaltou a importância de não perder de vista os resultados negativos em outros países que adotaram o mesmo modelo, citando o caso do México que implementou o IVA com o intuito de crescer em torno de 3% ao ano e, atualmente, cresce menos que 1%. Durante a entrevista, o governador ainda reforçou que a discussão da reforma é importante, mas ressaltou que conteúdo apresentado é o problema.
O salário do cidadão não vai acompanhar o reajuste. Não vai simplificar. Se já é um emaranhado a legislação hoje, você vai misturar outros. (…) É um erro que aconteceu com o México. Em 1981, implantaram o IVA. Na projeção que foi feita o México cresceria em torno de 3% ao ano. Está crescendo menos que 1%. Ninguém é contra o conceito de reforma, o que está proposto é que é uma intransigência. Não é por aí que vão conseguir mudar o Brasil para melhor. Aliás, se o foco é esse, deveríamos priorizar o debate sobre educação.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024