Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Lula sanciona lei que retoma o programa Mais Médicos
Nesta sexta-feira (14), durante cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que retoma o programa Mais Médicos. O chefe do Executivo relançou o programa por meio de uma medida provisória (MP), após aprovação no Congresso. A nova lei cria a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. expectativa do governo é ampliar em 15 mil o número de médicos na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial em regiões de maior vulnerabilidade.
A bolsa-formação concedida pelo programa será de cerca de R$ 12,3 mil mensais por 48 meses, prorrogáveis pelo mesmo período, e terá também a possibilidade de incentivos como liquidação de dívidas e reembolso de pagamentos feitos para o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Durante a sansão do programa, Lula criticou a forma como o “Mais Médicos” e outras políticas públicas foram conduzidos nos últimos anos pelo governo Bolsonaro.
Vocês perceberam quantas políticas públicas foram destruídas de 2018 até agora? Vocês sabem que tivemos que remontar 37 políticas públicas que a gente tinha feito, mas que foram desmontadas? Tudo foi tirado com a maior de desfaçatez.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026
- GDF leva capacitação e vagas à 7ª Feira do Trabalho e do Campo - 26 de janeiro de 2026

