Na posse de Gonet, Lula diz que MP não pode ‘achar que todo político é corrupto’
Nesta segunda-feira (18), na posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o que chamou de “acusações levianas” e disse que o Ministério Público “não pode achar que todo político é corrupto”. O chefe do Executivo também afirmou que foi criado um conceito na sociedade que “qualquer denúncia contra qualquer político já parte do pressuposto de que é verdadeira. E nem sempre é”.
Além disso, Lula falou sobre a atuação do MP e pediu para que o Gonet trabalhe apenas com a verdade. Para o presidente, “muitas vezes se destrói uma pessoa antes de dar a ela a chance de se defender. Entre 2016 e 202, o presidente foi alvo de diversas denúncias do órgão, no âmbito da operação Lava Jato, e chegou a ser preso, mas em 2021, os processos contra ele foram anulados.
A única coisa que eu peço a você, em nome do que você representará daqui pra frente na história do país, é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses. Trabalhe com aquilo que o povo espera do MP. As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Com sigilo mantido, Moraes deve enviar inquérito do golpe de estado à PGR na segunda (25) - 22 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024