‘Faz justiça em relação ao pleito de todo um povo’, diz Lula sobre reconhecimento do Estado Palestino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (23) a decisão de Espanha, Irlanda e Noruega de reconhecerem o Estado Palestino. O anúncio feito na quarta-feira (22) foi considerado por Lula como um marco histórico que contribuirá para os esforços de paz no Oriente Médio.
Em publicação nas redes sociais, o Chefe do Executivo também destacou que o Brasil foi pioneiro na América Latina ao reconhecer o Estado da Palestina em 2010, dentro das fronteiras de 1967, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital.
A decisão conjunta de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como um Estado é histórica por duas razões. Faz justiça em relação ao pleito de todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação. Além disso, essa decisão terá efeito positivo em apoio aos esforços por uma paz e estabilidade na região.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
O reconhecimento pelos países europeus será formalizado no próximo dia 28, com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmando que a medida visa acelerar os esforços para um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024