Foto: Reprodução
Lula celebra eleição de Sheinbaum no México e reforça laços com país: ‘Lado ideológico mais próximo’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou nesta segunda-feira (3) sua satisfação pela vitória de Claudia Sheinbaum, da coligação Sigamos Haciendo Historia (centro-esquerda), na eleição presidencial do México. Lula destacou a importância da eleição de Sheinbaum, a primeira mulher a governar o país, e enfatizou a proximidade ideológica entre ela e seu “companheiro” Andrés Manuel López Obrador.
A declaração foi feita durante um encontro no Palácio do Itamaraty, onde Lula recebeu o presidente da Croácia, Zoran Milanović. O líder brasileiro também mencionou planos de visitar o México ainda este ano, com o intuito de fortalecer os laços comerciais entre as duas nações.
Pretendo viajar ao México este ano para agradecer ao López Obrador pelo carinho que teve comigo quando eu não era presidente ainda, e pela possibilidade de aumentar muito o comércio entre Brasil e México. (…) Estou muito feliz com a vitória dela porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador. Estou feliz por ser uma mulher também, e estou feliz porque duas mulheres disputaram. E ganhou aquela que representava um lado ideológico mais próximo.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

