Câmara aprova PEC que perdoa multas de partidos por descumprimento de cotas
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) a Proposta de Emenda à Constituição que perdoa multas a partidos políticos por irregularidades na prestação de contas e pelo não cumprimento das cotas de gênero e raça nas eleições de 2022. A votação ocorreu em primeiro turno, com a maioria dos deputados participando remotamente, e teve um plenário esvaziado.
Pela nova proposta, os partidos ficam obrigados a destinar 30% dos recursos do fundo eleitoral para campanhas de candidatos negros. Atualmente, a regra vigente, estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), determina que o dinheiro do fundo deve ser aplicado conforme a proporção de candidatos negros e pardos lançados por cada partido.
Com a aprovação, ficam anuladas as punições aplicadas pela Justiça Eleitoral aos partidos que não seguiram a determinação do TSE. Segundo os detratores da medida, isso representa um retrocesso nos avanços em direção à igualdade racial e de gênero nas eleições.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024