Brasil vai assumir presidência do Brics a partir de 2025
O Brasil assumirá a presidência do Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a partir de janeiro de 2025, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se prepara para conduzir discussões que visam uma “governança global” mais inclusiva e sustentável. Temas como o combate à pobreza, promoção do multilateralismo e reforma de instituições globais estarão no centro dos debates.
Mesmo com a recente presidência do G20, o Brasil adiou sua liderança no Brics para 2025, quando terá como lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. O país espera impulsionar a colaboração política e econômica entre os membros do bloco, ao mesmo tempo em que discutirá a entrada de novos países parceiros. Atualmente, 30 nações, incluindo Cuba e Turquia, aguardam a definição de critérios para possível integração.
A participação de Lula na próxima cúpula do Brics será virtual, após ele ter cancelado sua viagem à Rússia devido a um acidente doméstico. O encontro, marcado para esta semana, terá como pautas principais a cooperação financeira e política, além da crise no Oriente Médio.
Com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) programada para o segundo semestre de 2025 em Belém (PA), o Brasil deve concentrar as ações do Brics no primeiro semestre de acordo com o o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Paes Saboia.
Da Redação
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis destaca ações para fortalecer empreendedorismo feminino - 19 de novembro de 2024