
Foto: Reprodução
Com sigilo mantido, Moraes deve enviar inquérito do golpe de estado à PGR na segunda (25)
Na próxima segunda-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve encaminhar à Procuradoria Geral da República (PGR) o relatório final do inquérito que investigou a tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após sua derrota eleitoral em 2022.
O documento, entregue ao STF na última quinta-feira (21), apontou o indiciamento de 37 pessoas, incluindo o ex-presidente, o general Braga Netto e ex-comandantes das Forças Armadas, por crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Diferentemente de outras investigações, Moraes optou por manter o sigilo do material.
Sigilo
A decisão de não divulgar o relatório está alinhada ao entendimento de que isso favorece um ambiente mais tranquilo para a análise da PGR, liderada pelo procurador-geral Paulo Gonet. Segundo fontes próximas ao ministro, a complexidade do caso e a interconexão com outros inquéritos — como os que investigam fraude em cartões de vacinação e desvios de joias do acervo presidencial — exigem um exame criterioso e integrado.
Da Redação
- NA LUPA: Com Leandro Grass, PT arrisca repetir desastre eleitoral de 2018 - 25 de julho de 2025
- Eduardo Bolsonaro aponta risco de sanções dos EUA contra Alcolumbre e Hugo Motta - 25 de julho de 2025
- NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2 - 24 de julho de 2025