Sarney e Lewandowski defendem Fundo Constitucional como essencial para Brasília e o Brasil
O ex-presidente José Sarney destacou a relevância do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), ressaltando que sua manutenção não é apenas uma questão local, mas de interesse nacional. Em recente entrevista ao Correio, Sarney, que governava o país quando Brasília se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade, afirmou que a capital federal necessita de uma segurança especializada para proteger a República e evitar episódios como os ataques de 8 de janeiro. Ele enfatizou que “jamais foi tão necessário” assegurar recursos para a segurança de Brasília.
O Fundo Constitucional do Distrito Federal não é somente do interesse do DF, mas de todo o Brasil. Temos o dever de que a cidade de Brasília tenha recursos para atender às necessidades de segurança. Como verificamos aquilo que aconteceu em 8 de janeiro, há necessidade de uma polícia especializada de Brasília. Jamais foi tão necessário.
José Sarney, ex-presidente da República
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, também reforçou o papel do fundo durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública no Senado, realizada na última terça-feira (3). Questionado pela senadora Leila Barros (PDT), Lewandowski destacou que o FCDF é essencial para o funcionamento das instituições em Brasília, contribuindo para áreas como segurança, saúde e educação.
Reconheço a importância do FCDF e que seus recursos têm sido bem aplicados. (O Fundo Constitucional) sempre foi algo, ao meu ver, benfazejo. Com suas limitações, ele remunera os policiais, além de dirigir verbas para a educação e saúde.
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública
Da Redação
- ‘Grande avanço para fortalecer a categoria’, diz presidente da CLDF sobre aprovação de novas gratificações para servidores do Detran - 11 de dezembro de 2024
- Lula passará por procedimento complementar para evitar novos sangramentos na cabeça - 11 de dezembro de 2024
- ‘Jamais pratiquei um ilícito moral ou eleitoral’, diz Caiado ao se defender de condenação por abuso de poder político - 11 de dezembro de 2024