PT vai orientar bancada do DF a apoiar corte no Fundo Constitucional mesmo com prejuízos à Brasília
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu orientar sua bancada na Câmara dos Deputados, incluindo parlamentares do Distrito Federal, como a deputada Erika Kokay, a votar a favor da proposta que altera o cálculo do Fundo Constitucional do DF (FCDF). A medida, enviada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 29 de novembro, faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo federal.
A mudança proposta, que vincula o reajuste do fundo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em vez da Receita Corrente Líquida (RCL), pode reduzir o crescimento dos repasses destinados a áreas como segurança, saúde e educação no DF. Ainda assim, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), confirmou ao Correio Braziliense que o partido fechará questão em apoio à medida.
Kokay deve seguir a orientação da legenda, mesmo diante da relevância do tema para os serviços públicos da capital. O fundo constitucional é considerado essencial para a manutenção de políticas básicas na região, e a possibilidade de redução nos repasses já preocupa outros parlamentares da bancada do DF, que declararam oposição à proposta.
Da Redação
- ‘Grande avanço para fortalecer a categoria’, diz presidente da CLDF sobre aprovação de novas gratificações para servidores do Detran - 11 de dezembro de 2024
- Lula passará por procedimento complementar para evitar novos sangramentos na cabeça - 11 de dezembro de 2024
- ‘Jamais pratiquei um ilícito moral ou eleitoral’, diz Caiado ao se defender de condenação por abuso de poder político - 11 de dezembro de 2024