Foto: Secom
Caiado apresenta proposta para enfrentar PEC da segurança de Lula
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), apresentou nesta terça-feira (10), 16ª edição do Fórum Nacional dos Governadores, em Brasília, um projeto alternativo à PEC da segurança pública do governo federal. A medida de Caiado busca garantir maior autonomia para os Estados na legislação sobre temas penais e penitenciários, contrastando com o texto defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ele classificou como um “retrocesso ímpar”.
Na ocasião, Caiado criticou a proposta do governo por, segundo ele, subordinar Estados e municípios à União. Para o chefe do Palácio das Esmeraldas, o texto concede ao governo federal um controle excessivo sobre diretrizes de segurança pública, incluindo questões penitenciárias.
Não posso admitir que Brasília diga como devo comandar a polícia enquanto os gastos recaem sobre nós.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
Em conversa com jornalistas, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, rebateu as críticas e garantiu que o governo está disposto a dialogar.
Vamos estudar as propostas dos governadores e, se necessário, ajustar nosso texto antes de enviá-lo ao Congresso.
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça
Da Redação
- Após escândalos, Filadélfia do Guará (DF) busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados - 6 de fevereiro de 2026
- Flávio Bolsonaro aposta em agenda internacional na pré-campanha - 6 de fevereiro de 2026
- BRB entrega ao Banco Central plano de capital com ações em 180 dias - 6 de fevereiro de 2026

